Um costume muito curioso é observado pelos cristãos nestorianos. Na Quinta-feira Santa, eles preparam uma mistura de farillha, sal e migalhas esfareladas do pão sacramental consagrado, e em toda a Eucaristia, durante o transcorrer do ano, adicionam uma pequena quantidade desse pão, transformado em pó. Esta mistura, chamada melka, é acrescentada pelos sacerdotes quando assam suas hóstias.
Por conseguinte, cada nova hóstia, quando consagrada, já contém minúsculas partículas de uma anterior (já consagrada), e aquelas anteriores a esta, por sua vez, numa seqüência regressiva, também apresentariam vestígios das precedentes, de maneira que se poderia chegar até àquela usada por Jesus na celebração da Última Ceia. Desta maneira, segundo sua tradição, suas hóstias continham doses homeopáticas do pão consagrado pelo próprio Senhor.
Por conseguinte, cada nova hóstia, quando consagrada, já contém minúsculas partículas de uma anterior (já consagrada), e aquelas anteriores a esta, por sua vez, numa seqüência regressiva, também apresentariam vestígios das precedentes, de maneira que se poderia chegar até àquela usada por Jesus na celebração da Última Ceia. Desta maneira, segundo sua tradição, suas hóstias continham doses homeopáticas do pão consagrado pelo próprio Senhor.
in Propriedades Ocultas das Ervas e Plantas; Crow, W. B. – Hemus Editora – São Paulo, 1980
Ilustração: Palm Sunday; (?), Khocho, Nestorian Temple, 683-770 CE. Wall painting, 61 × 67 cm. Located in the Museum für Indische Kunst, Berlin-Dahlem
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