janeiro 04, 2009

Engorda de Gansos

Para a engorda de gansos existem dois processos, com vantagens e desvantagens. O primeiro, ceva dos gansos novos, iniciado com as aves de duas ou três semanas, exige um pouco mais de trabalho e investimento financeiro, mas produz, no entanto, aves de carne muito tenra e apreciada em restaurantes de luxo. Esse tipo de engorda é praticado mais comumente por grandes criadores. O segundo processo, a ceva de gansos adultos em pasto e depois em regime de engorda, leva mais tempo, porém os gastos são extremamente menores. 
 

Os cercados para os gansos adultos em ceva podem ser móveis, possibilitando a remoção diariamente a diferentes lugares 

Ceva dos Gansos Novos 

É uma espécie de criação intensiva, com abrigos especiais, que devem ter um aquecimento agradável. Os passeios no pasto não são permitidos, ou o são em espaço limitado. Em dias de sol as aves ficam de uma a duas horas ao ar livre. 

A alimentação é especial, rica em proteínas, tendo a ração que conter proporção de 20% em média de; proteína animal e vegetal, além de 2 a 3% de levedura. Em dias de sol, os sais minerais (2 a 5%) da ração podem ser dispensados. É conveniente tambem adicionar coalhada de leite desnatado ao alimento acima mencionado. 

Essa criação intensiva poderá ser feita também de maneira mais simples, obtendo-se, no entanto, bons resultados. Depois de cerca de um mês (até essa idade criar conforme descrito anteriormente), forneça algumas vezes por dia mistura pastosa, sem nunca esquecer das verduras adicionadas. 

As aves freqüentam o pasto, porém não deixam de receber a alimentação de consistência pastosa, com maior quantidade de proteínas. 

Boas porcentagens para a alimentação dos gansos nas diferentes etapas de engorda podem ser: 

Primeiro Período — 1ª e 2ª semanas de ceva   
fubá de milho > 70-75% ; farinha de trigo > 5-10%; farelo de trigo > 10-15%; farinha de carne > 5%; mistura de minerais   2-3%   
Segundo Período — 3ª a 6ª semanas   
fubé de milho > 80-85%; farinha de trigo > 5-10%; farelo de trigo > 5-10%; farinha de carne > 2-3%; mistura de minerais   2-3%   
Terceiro Período — 7ª e 8ª semanas   
milho em grãos ou quebrados > 90%; trigo ou cevada em grãos > 10%   
 
Ceva de Gansos Adultos 

Esse tipo de engorda começa depois da terceira ou quarta semana de idade. Após essa idade, os gansos vão para o pasto procurar seu próprio alimento, devendo receber ração à tarde, conforme explicado anteriormente, para, inclusive, acostumar-se a voltar aos abrigos noturnos. 

Atingindo 12 a 16 semanas, os gansos já estarão com cerca de 4 kg, devendo o criador vendê-los com esse peso ou então confiná-los para engorda, uma vez que esses animais não rendem mais peso apenas no pasto após essa idade. 

A engorda, a partir da 12ª semana, deverá ser feita em confinamento, em abrigos não muito pequenos, com um espaço/ave de 0,5m². O chão deve ser forrado de palha bem seca. Os grupos para engorda podem ficar também ao ar livre, conquanto que exista uma proteção contra a chuva. 

A alimentação deve ser distribuída 5 vezes por dia, podendo ser ração à base de qualquer grão — com exceção de centeio — e cenouras. A engorda dura cerca de 35 dias; uma boa dieta para engorda pode ser a seguinte: 

• Durante duas semanas as aves só recebem cenouras picadas, forraginosas ou vermelhas, sem água para beber. Deve haver também muita areia no cercado das aves. 

• Da terceira semana em diante começa-se a substituir gradativamente as cenouras por grãos, substituindo-se apenas uma refeição e assim por diante, até chegar à alimentação apenas de mistura de milho e trigo, 5 vezes ao dia, porém nunca mais de uma hora. 
 

Na alimentação dos gansos as verduras podem ser penduradas em armações do tipo "varal" colocadas nas áreas destinadas a pastagens dos animais 

O bebedouro nessa fase deverá estar sempre cheio, havendo no fundo dele areia ou pedregulho à disposição dos animais. 

Nesse regime calcula-se que cada animal gaste de 12 a 13 quilos de cereais e 15 quilos de cenouras. 

É importante sempre lembrar que a relação alimentação-peso considera o tempo gasto para engorda. Se o desejo é uma engorda rápida será necessário mais alimento concentrado e, então, maior investimento. Com um tempo mais prolongado podem-se obter bons resultados, também gastando-se menos dinheiro. 

O criador também poderá, sempre, lançar mão de vários tubérculos para alimentação, como batata, cenoura, mandioca, enfim, o que estiver mais à disposição e for mais econômico. 
 


in Manuais Práticos – Vida; Gansos – Editora Três – São Paulo, 1986
Ilustrações: Antonio das Graças Figueiredo

Nenhum comentário: