Locais de aplicação da insulina
Em relação aos locais seguros para a aplicação de insulina, esses foram selecionados porque permitem a deposição da insulina exatamente no local onde ela deve acontecer (no subcutâneo), desde que se utilize uma técnica adequada de injeção.
É importante salientar que deve haver um rodízio na aplicação das injeções de insulina, uma vez que, quando uma mesma área é utilizada muitas vezes para se injetar, pode sofrer problemas degenerativos locais, como complicações das injeções de insulina repetidamente aplicadas numa mesma área, até mesmo prejudicando sua absorção.
O rodízio deve ser feito dentro do mesmo local para o mesmo tipo de insulina porque as taxas de absorção e os picos de ação da insulina podem variar conforme o local onde ela foi aplicada. Em áreas de maior movimentação, como nas coxas, por exemplo, a atividade física aumenta a absorção da insulina.
A figura acima mostra as áreas mais adequadas à aplicaçãodas injeções de insulina, que são:
Parede abdominal: exceto a áreas de 5 cm ao redor do umbigo;
Coxas: face anteriore lateral;
Nádegas: região superior;
Braços: região lateral e posterior do braço.
Portanto, a área mais adequada para a aplicação da insulina é relativamente ampla (considerando-se todos os locais anatômicos mencionados acima), permitindo uma perfeita rotatividade quanto ao local exato da injeção.
in www.diabetesnoscuidamos.com.br
abril 11, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário