maio 01, 2007

Ex machina


"(1) A palavra árabe "mahassar", que quer dizer máquina, ou moinho, que o P. Salermo duvidava (a) pudesse ser o mesmo que o moinho de roda vizinho ao local por nós antes notado, e que em tal local tivesse havido moinho, vale para conjeturas uma roda de pedra de moinho vizinha, ao quarteirão, porém, mais próxima da igreja do hospital que os sacerdotes, começada em 1697 por D. Ferdinando Bazan, cidadão e arcebispo de Palermo. Estava de pé essa porta sob o reinado de Guilherme II, Rei da Sicília; da qual se fez doação do supradito moinho "massara" vizinho desta porta à igreja de Morreale. A antiga porta de Palermo não mais existente, do D. D. Gaetano Giardino, obra póstuma em Palermo, na imprensa Granignani 1732 c. 5, p. 14 e seg. Pirrh. not. 3 Eccl. Montereg. t. 1, pg. 402.

"(a) Salern. digress. 1 à vida de Santa Rosalia de Coscini (Concedemos-lhe espontaneamente e gratuitamente um moinho para moer canas de açúcar, que é chamado em sarraceno — "massara", com todos os devidos pertences" (I).

"(I) Pírrh. ut sup. t. 1, pg. 402

in A origem dos cilindros na moagem da cana, Investigação em Palermo – Instituto do Açúcar e do Álcool – Rio de Janeiro, 1955

Nenhum comentário: