março 03, 2007

A Transformação da Sexualidade em Eros



....Na literatura psicanalítica, o desenvolvimento das relações libidinais de trabalho é usualmente atribuído a uma "geral atitude materna como tendência dominante de uma cultura".29 Por conseqüência, é considerado mais uma característica das sociedades primitivas do que uma possibilidade da civilização madura. A interpretação da cultura arapexe por Margaret Mead está inteiramente focalizada nessa atitude:

.....Para os arapexes. o mundo é um jardim que deve ser cultivado, não para nós próprios, não por orgulho e vanglória, não por mesquinhez e usura, mas para que os inhames, e os cães, e os porcos, e sobretudo as crianças possam medrar. Dessa atitude geral promanam muitas das outras características arapexes, a ausência de conflito entre velhos e moços, a ausência de qualquer expectativa de ciúme ou inveja, a ênfase na cooperação.30

....Primacial, nesta descrição, parece ser a fundamentalmente diferente experiência do mundo: a natureza é considerada, não um objeto de dominação e exploração, mas um "jardim" que pode crescer enquanto faz que os sêres humanos se desenvolvam. É a atitude que experimenta ou sente o homem e a natureza conjugados numa ordem não-repressiva, mas, não obstante, em funcionamento. Vimos como as em tudo o mais sumamente divergentes tradições de pensamento convergiram a respeito desta idéia: a oposição filosófica contra o princípio de desempenho; os arquétipos órficos e nascisistas; a concepção estética. Mas, enquanto os conceitos psicanalíticos e antropológicos de tal ordem foram orientados segundo um passado pré-histórico e pré-civilizado, o nosso exame do conceito está orientado segundo o futuro, segundo as condições de uma civilização plenamente amadurecida. A transformação da sexualidade em Eros e sua ampliação para duradouras relações libidinais de trabalho pressupõem aqui a reorganização racional de uma gigantesca engrenagem industrial, de uma divisão social do trabalho altamente especializada, o uso de energias fantasticamente destrutivas e a cooperação de vastas massas.

29 Róheim. The Origin and Function of Culture, pág. 75.
30 Sex and Temperament in Three Primitive Societies (Nova York: New American Library, 1952), pág. 100.

in Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud; Marcuse, Herbert – Zahar – Rio de Janeiro, 1968 – Ilustração: Amor Victorious by Caravaggio 1602-1603 – Óleo sobre tela – Staatliche Museen, Berlin

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