abril 29, 2019

Relatos de um peregrino russo



– O que deseja de mim?, perguntou-me.

– Soube que é um homem sábio e piedoso; por isso eu lhe peço em nome de Deus que me explique o que significam estas palavras do Apóstolo: Orai sem cessar, e como é possível orar assim. É isto que desejo compreender e até o momento não tenho conseguido alcançar.


O fidalgo permaneceu em silêncio, olhou-me atentamente e disse:


– A oração interior é o esforço incessante do espírito humano para atingir a Deus. Para obter sucesso neste benéfico exercício, convém pedir com muita constância ao Senhor para que nos ensine a orar sem cessar. Reze mais e com mais zelo, a prece o fará compreender por si só como torná-la perpétua; mas para tanto será preciso muito tempo.


Com estas palavras, ele me fez servir uma refeição, deu-me algumas coisas para o caminho e me deixou. 
Mas ele não havia me explicado nada.


.
in Relatos de um Peregrino Russo; Anônimo de século XIX – 4ª edição – Editora Vozes – 2013.
Imagem:  Nikolai Roerich (Peregrino na Cidade Radiante, 1933)


Nenhum comentário: