julho 08, 2007

Boi na linha


.
(aparece a ema, enorme, correndo, dança junto depois, para junto do boi vazio e olha, espantada)

EMA — Ué! Cadê o recheio do boi? O boi esvaziou? Cadê o de dentro do boi?

ATOR — Eu estou aqui. O de dentro do boi, sou eu!

VIOLEIRO
O boi é boi só por fora,
o boi é gente por dentro
gente é seu sentimento
em qualquer dia e qualquer hora!
O boi é boi só por fora,
o boi é gente por dentro,
gente é seu sentimento,
na hora em que o boi vai embora!
Boi, por dentro, também chora!

EMA — Então, o boi é igual à Ema! Eu também sou gente por dentro. Quando alguém me maltrata, sofro igualzinho à gente!

VIOLEIRO — Você também é gente, por dentro, Ema? Você também tem sentimento?

EMA — Tenho. Também sou gente, por dentro. Igual a todo bicho! Igual a toda a gente!

VIOLEIRO — Então, Ema, sai de dentro, vem prá fora!

EMA(se requebrando, metendo a cabeça debaixo da plumagem) Eu tenho vergonha. Fico toda envergonhada!

TODOS, EM VOLTA DA EMA — Sai de dentro, vem pra fora, sai de dentro, vem pra fora, sai de dentro, vem pra fora...

Trecho de A Folia dos Três Bois; Orthof, Sylvia – SBAT, Revista de Teatro, nº 460 – Rio de Janeiro, 1968

Nenhum comentário: