novembro 08, 2008

Legumes de sopa



LÉGER. Fernand (1881-1955), pintor cubista francês. Caracteriza-se pelo uso de cores fortes e formas geométricas e pela presença de objetos como rodas dentadas e êmbolos em suas telas, integrandoo homem com a máquina. Procurou refletir em sua obra o mundo humano criado pela civilização industrial. A Cidade (1919) e A Grande Parada (1954), considerados como a síntese de sua obra, são alguns de seus trabalhos mais importantes. Projetou murais para a sede da ONU, em Nova York. (Ver CUBISMO.)
.
LEGIÃO. principal unidade de combate dos exércitos na Roma Antiga. Era constituída de 3000 a 6000 homens e dividida em coortes de aprox. 500 homens. O Cônsul Caio MARIO transformou as legiôes em exército profissional, estendendo o recrutamento a todos os cidadãos.
.
LEGIÃO DE HONRA. ordem francesa criada por Napoleão Bonaparte em 1802 para recompensar aos que se distinguiam no serviço militar ou na vida civil. Compreende cinco classes: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.
.
LEGIAO ESTRANGEIRA. exército mercenário para missões coloniais, criado em 1831, pelos franceses, para servir principalmente no N da África. Lutou na Argélia até 1962. Seus destacamentos estiveram também no Marrocos, em Madagascar. na Espanha, no México, na Criméía e na Indochina. Ficou célebre por abrigar criminosos foragidos dos mais diversos países.
.
LEGISLATIVO. Poder. conjunto de órgãos constituídos por representantes eleitos pelo povo, com as atribuições de aprovar ou revogar LEIS; fiscalizaros atos do Poder EXECUTIVO; servir de tribuna à manifestação dos PARTIDOS POLÍTICOS. Sua presença e plenitude de atribuições caracterizam o ESTADO democrático. Seu órgão superior é o CONGRESSO NACIONAL, que pode ser unicameral, com apenas uma assembléia nacional legislativa, como em Israel e Portugal; ou bicameral, com duas assembléias. a Câmara dos DEPUTADOS e o SENADO, como nos EUA, Itália e outros paises. Nas repúblicas federativas, as unidades federadas (Estados ou Provincias) possuem assembléias legislativas autônomas. Nos municipios, o poder legislativo é representado pelas câmaras de vereadores. (Ver também COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO; CONGRESSO; CORPORATIVISMO; PARLAMENTARISMO; PRESIDENCIALISMO.)
.
LÉGUA. medida linear de extensão, cujo comprimento variou, nos diferentes períodos da História, de 2,2 km a 7,4 km. No Brasil colônia era amplamente utilizada a légua de SESMARIA, medida itinerária equivalente a 6,6 km. Atualmente, o sistema metrológico utiliza-se da légua geométrica, que equivale a 6 km.
.
LÉGUIA y Salcedo. AUGUSTO Bemardino (1863-1932), político peruano. Iniciando sua carreira em 1903, foi ministro da Fazenda, presidente do Conselho de Ministros e presidente da República por duas vezes (1908/12; 1919/30). Procurou instaurar um regime ditatorial e transformar o Peru em sociedade capitalista moderna, graças a empréstimos externos, particularmente dos EUA. Resolveu questões de fronteira com Bolívia, Brasil, Chile e Colômbia. Destituído por golpe militar.
.
LEGUIZÁMON, Martiniano (1858-1935), romancista e dramaturgo argentino. Considerado fundador do regionalismo na literatura de seu país, deteve-se na descrição dos costumes da população rural. Escreveu a peça
Cotovia (1896) e o romance Montaraz (1900).
.
LEGUME. fruto seco unicarpelar, deiscente, que se abre por duas fendas, para libertar as sementes. Típico das LEGUMINOSAS e exemplificado pelo FEIJÃO e pela ERVILHA, (Ver também FOLÍCULO.)
.
LEGUMINOSAS. família de plantas morfologicamente muito variadas, reunindo árvores, arbustos, ervas e trepadeiras, caracterizadas pelo fruto, que é um LEGUME. Muito numerosa (cerca de 12 mil espécies), é das mais importantes economicamente, servindo de alimento para o homem (FEIJÃO, ERVILHA, LENTILHA, AMENDOIM) e para o gado (ALFAFA), Suas raízes formam nódulos onde vivem em simbiose bactérias fixadoras de nitrogênio. Por isso, não consomem o nitrogênio do solo, mas aumentam sua quantidade, servindo como adubo verde. A família das Leguminosas se divide em três importantes subfamílias: Mimosáceas, Cesalpináceas e Papilionáceas, que alguns autores consideram como famílias. (Ver ACÁClA; ALCAÇUZ; FAVA; FLAMBOYANT; JACARANDA; JATOBA; PAU-BRASIL; SUCUPIRA; TAMARINDEIRO.)
.
LEHÁR, Franz (1870-1948), compositor húngaro, autor de operetas famosas, dentre as quais se destaca
A Viúva Alegre (1905).


in Grande Dicionário Enciclopédico Escolar; Vol. 4 – Nova Cultural – São Paulo, 1987
Ilustração: Fernand Léger: Adieu New York. 1946, Öl auf Leinwand, 130 x 162 cm. Musée national d’art moderne, Paris. Aus Brauchitsch 1999, S. 146.

Nenhum comentário: