abril 12, 2009

O sistema algébrico de anotação

O sistema algébrico para anotar partidas de xadrez é hoje o mais popular em todo o mundo e assemelha-se ao utilizado no conhecido jogo da batalha naval. 

As colunas são definidas por letras, e as linhas por números. O tabuleiro é, portanto, um quadro de dupla entrada (matriz) em que cada casa correspondente a um par ordenado (letra-número).

Na anotação dos lances a letra maiúscula indica a figura (T torre, B bispo, etc.) que se moveu. O par letra-número representa o ponto para onde a referida figura se moveu. Por exemplo, 7. Cxf2 Db3+: no sétimo lance das brancas o cavalo jogou para "f2", capturando a peça (ou peão) que lá se encontrava; na resposta, as pretas deslocaram a dama para "b3", com xeque.

Nas jogadas de peão anota-se apenas a casa de chegada: 10. ...a5 quer dizer que na décima jogada as pretas deslocaram um dos seus peões para "a5".

Quando um peão captura, indica-se apenas a sua coluna original e o escaque onde tomou (11. exf5, por exemplo). Não se especifica se a captura foi na passagem.

A figura escolhida numa promoção de peão e indicada após o lance e o sinal de igual (63. h8=D, por exemplo).

No caso de duas peças idênticas poderem atingir a mesma casa (por exemplo o caso de dois cavalos pretos em "c6" e "f7" para a jogada Ce5), para não haver dúvidas sobre qual delas se moveu, a anotação contém uma referência da casa inicial (5. ...Cce5 para o cavalo de "c6", ou 5. ...Cfe5 para o "Cf7").

Se as duas figuras estão na mesma coluna o diferenciador será a linha de onde sai (por exemplo 9. T1xd2, ou 9. T7xd2).

Na posição inicial as peças brancas colocam-se nas linhas 1 (peças nobres) e 2 (peões). As negras nas linhas 7 e 8. Antes do jogo deve, portanto, verificar-se se o rei branco esta em "e1" e o rei negro em "e8".

0-0 significa pequeno roque.
0-0-0 significa grande roque.

O diagrama seguinte ilustra os exemplos apontados.
 

 
Simbolos utilizados

+= Ligeira vantagem das brancas.
=+ Ligeira vantagem das pretas.
± Clara superioridade das brancas.
Ŧ Clara superioridade das pretas.
+- As brancas têm vantagem decisiva.
-+ As pretas têm vantagem decisiva.
= Posição equilibrada.
! Bom lance.
!! Lance excelente.
? Mau lance.
?? Erro grave.
!? Lance interessante.
?! Lance de valor duvidoso.
+ Xeque.
++ Xeque mate.
1:0 Vitória das brancas.
0:1 Vitória das pretas.
½:½ Empate.


in Kasparov, percurso do jovem campeão; Santos, Luís – Colecção Desporto e Tempos Livres – Editorial Caminho – Alfragide, 1984

Nenhum comentário: