abril 11, 2007

Sou diabético e agora?

Locais de aplicação da insulina

Em relação aos locais seguros para a aplicação de insulina, esses foram selecionados porque permitem a deposição da insulina exatamente no local onde ela deve acontecer (no subcutâneo), desde que se utilize uma técnica adequada de injeção.

É importante salientar que deve haver um rodízio na aplicação das injeções de insulina, uma vez que, quando uma mesma área é utilizada muitas vezes para se injetar, pode sofrer problemas degenerativos locais, como complicações das injeções de insulina repetidamente aplicadas numa mesma área, até mesmo prejudicando sua absorção.

O rodízio deve ser feito dentro do mesmo local para o mesmo tipo de insulina porque as taxas de absorção e os picos de ação da insulina podem variar conforme o local onde ela foi aplicada. Em áreas de maior movimentação, como nas coxas, por exemplo, a atividade física aumenta a absorção da insulina.



A figura acima mostra as áreas mais adequadas à aplicaçãodas injeções de insulina, que são:


Parede abdominal: exceto a áreas de 5 cm ao redor do umbigo;

Coxas: face anteriore lateral;

Nádegas: região superior;

Braços: região lateral e posterior do braço.

Portanto, a área mais adequada para a aplicação da insulina é relativamente ampla (considerando-se todos os locais anatômicos mencionados acima), permitindo uma perfeita rotatividade quanto ao local exato da injeção.

in www.diabetesnoscuidamos.com.br

Nenhum comentário: