maio 03, 2007

A Paixão segundo GH


.
gastrite — Irritação da parede interna do estômago (por remédios ou algum tipo de alimento, por exemplo).
gonorréia/blenorragia — Doença infecciosa, sexualmente transmissível, provocada pela bactéria gonococo.
gripe/resfriado — Gripe é infecção das vias respiratórias causada pelo vírus da influenza. Resfriado é infecção das vias respiratórias provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas da gripe são, em geral, mais intensos e mais sistêmicos (acometem o corpo todo, como dores musculares, mal-estar, fadiga) do que os do resfriado.
hanseníase — Doença infecciosa provocada pelo bacilo de Hansen, de transmissibilidade moderada. Caracteriza-se por lesões na pele e comprometimento dos nervos periféricos, tendo como conseqüência anestesia e alteração da sensibilidade na pele, nos músculos e nos ossos. Não use os termos "lepra" e "leproso" para caracterizar a doença e seus portadores.
hantavírus — Vírus transmitido por fezes e urina de ratos. Provoca em seres humanos encefalite e síndrome pulmonar-renal (insuficiência renal com infecção pulmonar). A transmissão para seres humanos ocorre no contato da água contaminada com a pele lesada. O vírus não provoca a doença nos ratos e não é transmitido de uma pessoa doente a uma pessoa sadia (transmissão de pessoa a pessoa). Inicialmente, a doença simula um estado gripal, com febre alta, dores musculares, tosse seca e dor de cabeça.
hemorróidas — Inflamação e dilatação nas veias que se localizam na região do ânus; podem ser dolorosas e provocar sangramentos.
herpes — Doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus do herpes, caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas. Pode aparecer na região labial, genital (vagina, pênis e ânus), no tórax ou nos olhos.

in Manual da Redação da Folha de S. Paulo – Publifolha – São Paulo, 2001

Nenhum comentário: