maio 04, 2007

Procuram-se apóstolos


.
...Deus deseja atingir o homem através do homem. A existência de Deus será comunicada aos outros na proporção da significação de sua existência para nós. Fechar-se à ação de Deus equivale a bloquear o caminho pelo qual ele pretende chegar ao nosso próximo.
...Não é preciso que sejamos superdotados. A história da santidade o comprova. Há santos da estatura excepcional de Santo Agostinho e de Santo Tomás de Aquino, mas também homens e mulheres bem simples como Santa Zita, uma empregada doméstica, ou um mendigo como São José Labbre.
...Nem é indispensável ter atingido o cume da santidade: Paulo era perseguidor da Igreja e Charles de Foucauld foi chamado quando estava mergulhado no pecado.
...Há lugar para jovens e velhos, para solteiros e para casados, para homens e mulheres, até para crianças. Todos somos candidatos à santidade e candidatos a instrumentos de Deus.
...Ter vocação é sentir no íntimo o chamado de Deus para realizar uma missão. Ao mesmo tempo que Deus convoca, concede os dons necessários para efetivarmos nossa resposta.
...Não é orgulho pensar: o Senhor precisa de mim! Mais ainda: aquilo que posso fazer eu na minha situação, nenhum outro o poderá fazer, mesmo se mais inteligente ou mais santo. De um lado, isto provoca e estimula o empenho, porém, de outro lado, desperta um sentido de satisfação e alegria.
...Ao se falar de instrumento de Deus, não se pretende reduzir o homem à condição de um objeto inerte como o martelo ou a máquina, que necessariamente são manejados pelo artífice. O homem é um instrumento capaz de dizer sim ou não. Com mais propriedade, deveríamos dizer que somos chamados a ser colaboradores de Deus.

in À Escuta de Deus, Homilias do Ciclo C; Gollarte, Frei Paulo – Vozes – Petrópolis, 1982

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode mandar 3 apóstolos desse das fotos. Pago à vista. Obrigada.