maio 29, 2019

Regina



ALVES JUNIOR, Valter Vieira

Estudo do tamanho de glândula ácida em operárias de Apis mellifera
(L.) descendentes de rainhas cruzadas com um zangão.

Dissertação de Mestrado, 98 páginas
IBRC-UNESP, 1987
Orientador: José Chaud Netto


Foi estabelecido um programa de seleção para obter abelhas com a glândula ácida reduzida, na expectativa de que as glândulas menores produzissem menos veneno.
A pesquisa foi desenvolvida até a geração F8, tendo sido obtido um ganho de seleção de aproximadamente 54% ao final do trabalho.
Ao compararmos a quantidade de veneno produzida pelas glândulas de operárias selecionadas, com a armazenada em operárias que não participaram do programa de seleção, verificamos que as primeiras produziram significativamente menos veneno, Também foi detectada uma relação direta entre o comprimento da glândula ácida e a quantidade de veneno produzido. Estudos de viabilidade média dos descendentes das rainhas matrizes, entre as fases de ovo e pupa, revelaram que não ocorreu redução da viabilidade apesar de termos realizado vários cruzamentos do tipo irmão x irmã em algumas gerações. Contudo, em alguns cruzamentos que não foram utilizados durante o desenvolvimento da pesquisa, notou-se uma acentuada mortalidade nos favos com crias operculadas, que apresentavam um grande número de falhas. Foi observada uma frequência media de glândulas não bifurcadas mais baixa em relação às glândulas bifurcadas.
De acordo com 0s resultados obtidos no programa de seleção, julgamos oportuna a manutenção dessa linhagem que poderá ser muito útil, no sentido de propiciar produção de rainhas portadoras dos genes que condicionam glândulas pequenas e consequentemente menores quantidade de veneno nas operárias. Acreditamos que disseminação gradativa destas características em grandes apiários diminuiria em muito os riscos de acidentes por choque anafilático, tanto em pessoas como em animais..




CARDOSO, Joaquim Carlos Sanches

Ação da radiação gama no veneno de abelha Apis mellifera
(Hymencptera, Apoldee).


Dissertação de Mestrado, 69 páginas
FFCLRP-USP, 1991
Orientador: José Enrique Rodas Duran
Objetivando-se a verificação da importância da fração volátil e não volálil do veneno da abelha Apis melífera em sua atividade radioprotetora, foram realizados experimentos “in vitro” para se estudar os efeitos observados na estrutura do composto, devido à radiação gama de uma fonte de Co-60. As amostras foram analisadas por difratometria, espectrometria e cromatografia gasosa. O veneno extraído foi separado em duas frações, uma exposta à radiação e outra utilizada como padrão.
Na análise realizada no difratômetro de raios-X, o veneno foi depositado em lâmina de vidro que foram colocadas em dessecadores por aproximadamente 06 horas. Após a secagem das amostras, estas foram acondicionadas em porta-amostras que permitiram a analise.
Os espectros de emissão foram obtidos analisando-se amostras de veneno dissolvido em água destilada, dispostas em cavidades existentes nos eletrodos do microespectrômetro. Para a analise por cromatografia gasosa, o veneno foi dissolvido em solução de sulfato de sódio e dicloro metano.
O espectro de difração foi obtido para a amostra apresentou características de espectros obtidos para compostos amorfos, não sendo possível a verificação de alterações na amostra irradiada.
Na análise por espectrometria de emissão, os resultados apresentaram indícios da ionização sofrida pela amostra irradiada, embora não tenham sido verificadas alterações nos componentes do veneno.

Hoffmann, Magali

Estrutura e importância de uma comunidade de abelhas
(Hymenoptera: Apoidea) no Rio Grande do Sul,
para a polinização de plantas cultivadas
Tese de Doutorado, 177 páginas
UFPR
1990
Orientadores: Jesus Santiago Moure
Dieter Wittmann
Este trabalho apresenta um estudo da comunidade de abelhas nativas, em terra agrícola, com amostragens periódicas de agosto de 1984 a dezembro de 1986 na Estação Experimental Fitotécnica de Águas Belas, Viamão, RS.
Enfatizando-se a abundância das espécies e indivíduos de abelhas, as espécies vegetais visitadas por elas, as espécies predominantes e fenologia.
A amostra esteve constituída de 1601 espécimes de abelhas, pertencentes a 140 espécies.
A família predominante, em número de espécies foi Anthophoridae (31 %), seguida de Halictidae
(29%), Megachilidae (19'%); Andrenidae (13%), Apidae e Colletidae (4%). A espécie dominante
foi
Mourella caerulea (Friese, 1900) com 241 espécimes.
As famílias de Apoidea não coletadas durante o inverno foram Megachilidae e Colletidae.
Encontraram-se abelhas em 109 espécies de plantas. Compositae com 31 espécies foi a família mais visitada por abelhas. A espécie Sida rhombifolia L (Malvaceae), permaneceu florida, em média, 6 meses/ano e recebeu 34 espécies de abelhas
Foram efetuados experimentos sobre o aumento de produtividade através da polinização nas culturas de girassol (Helianthus annuus L), feijão (Phaseolus vulgaris L) e colza (Brassica napus L), utilizando-se parcelas abertas e cobertas.
Das 140 espécies de abelhas ocorrentes na Estação Experimental, 23 espécies foram observadas em girassol, 13 espécies em feijão e 16 espécies em colza. O aumento de produtividade alcançada no experimento com parcelas abertas, foi de 52% no girassol, de16% no feijão e de 82% na colza.
A área agrícola da Estação Experimental de Viarnão caracterizou-se por apresen1ar um elevado número de espécies do gênero Megachile, consideradas de grande importância para a polinização de diversas plantas de interesse econômico. 




Livro em Homenagem aos 70 Anos do Professor Warwick Estevam Kerr. 
Pesquisas com abelhas no Brasil – Editores: Ademilson Espencer Soares e David De Jong Departamento de Genética - Revista Brasileira de Genética, 1992 Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP 14.049-900 – Ribeirão Preto. São Paulo, Brasil

Nenhum comentário: