dezembro 03, 2008

Mistério



NOME: ANSUR (Ansuz)
REGENTE: BRAGI
LETRA: A
SIGNIFICADO: BOCA
PALAVRAS-CHAVE: CONHECIMENTO – COMUNICAÇÃO – NUTRIÇÃO
 
"TODA APRENDIZAGEM VALE A PENA."

A runa da BOCA deve primeiramente ser analisada a partir do referencial da antiguidade nórdica. Assim sendo, devemos nos reportar ao momento social e histórico no qual aquela sociedade estava inserida.
.
Afinal, não podemos nos esquecer de que embora esses povos bárbaros já gravassem runas desde a Idade do Bronze, não conheciam a escrita como uma representação de idéias a partir de sinais. Tal fato só começou a ocorrer no final do século XII, a partir do movimento poético escalda, que visava perpetuar para as sociedades vindouras sua organização social, política, cultural e religiosa. Portanto, até o citado período, este povo (à semelhança de outras sociedades tidas como primitivas) tinha por hábito transmitir oralmente o conhecimento e a sabedoria vigente. Devemos colocar como ponto primordial de interpretação desta runa a transmissão de conhecimento. Afinal, não é raro nos depararmos com BOCA na primeira ou na sexta casa da mandala astrológica, ao estarmos diante de professores. Pois este é um de seus pontos cruciais de interpretação, aquele que a aponta como RUNA DO MESTRE.
.
Fica perceptível a concepção de BOCA como runa de acesso
aos deuses (nossos grandes mestres), como sendo o mais importante dos símbolos de elevação dos nossos apelos ao Asgard.
.
Afinal, essa runa é regida pelo deus Bragi, apontando-nos que dentro do universo nórdico o caminho da deificação se encontra acessível ao mais comum dos homens. Pois fora Bragi um simples poeta, o escolhido por Odin para receber runas de oratória em sua língua, que ao final de sua existência lhe promoveram a ascensão ao paraíso escandinavo. No entanto, precisamos estar sempre alertas ao fato de que essa transmissão de conhecimento envolvia normalmente conselhos e mesmo testes verbais, de modo que BOCA reporta-nos muitas vezes a exames, provas, testes e mesmo entrevistas. Afinal, o mestre deveria sempre pôr em cheque a assimilação/utilização do virtuoso material que estava sendo legado ao neófito.
.
Assim, é também comum encontrarmos comunicólogos marcados no lançamento pela runa da BOCA, principalmente quando esta encontra-se na casa 3 (casa de Gêmeos, regida por Mercúrio e que trata do entender e fazer-se entendido) da mandala astrológica.
.
Este é então o segundo ponto que devemos nos reportar ao interpretarmos a runa da BOCA, pois esta também insere-se no potencial de comunicação. Logo, esta runa fala dos bons entendimentos, diálogos e conversas proveitosas. O terceiro é aquele que nos coloca em contato com o primeiro passo da cadeia nutricional: o que trata da ingestão de alimentos, e sua posterior assimilação orgânica. Assim, BOCA também nos reporta à nutrição, ampla e generalizada, trazendo-nos indicativos positivos das questões mais mundanas as mais espirituais.
.
Algumas vezes, porém, a runa da BOCA transmite-nos uma mensagem de que no momento devemos buscar ajuda gabaritada. Quando encontramos BOCA associada a runa da NECESSIDADE, o indicativo é o de uma visita ao médico; e caso a associação seja como COLHEITA, a orientação deve ser dada por advogados ou contadores.
.
RESUMINDO: 
— Bons resultados em exames e entrevistas.
— Entendimentos verbais agradáveis.
— Obtenção de conhecimento e sabedoria.

EM POSIÇÃO INVERTIDA

Na posição invertida, a runa da BOCA assume a conotação de desnutrição e empobrecimento, onde na maioria das vezes o conhecimento e a sabedoria estão sendo sacrificados. Falta capacidade de discernimento; ou mesmo abunda um desconhecimento total dos fatos que acabaram por aglomerar em montanhas de problemas, simples questões mal discutidas.
.
Assim sendo, BOCA INVERTIDA acusa ausência de diálogo, que muitas vezes culmina em fofocas e mentiras que visam denegrir moral e emocionalmente (quando não financeiramente) o sujeito em questão. Os conselhos ouvidos podem ser tendenciosos, e mesmo enganosos. A comunicação com os deuses pode estar sendo deturpada ou mesmo interrompida, principalmente se BOCA INVERTIDA estiver associada ÁGUA INVERTIDA.
.
Devemos alertar o consulente que a mentira em um nível mais elevado torna-se fraude. BOCA INVERTIDA pode estar nos alertando sobre laudos falsos ou alterados, *consultorias duvidosas que promovem perdas financeiras, ** e mesmo provas legais adulteradas. *** Logo, todos os profissionais envolvidos devem ser colocados sob suspeita, e o consulente deve ser orientado no sentido de buscar novos pareceres.
.
De outro ponto de vista, BOCA INVERTIDA também nos anuncia um momento nada frutífero em relação a testes, provas e mesmo entrevistas de trabalho.
.
RESUMINDO: 
— Fofocas e mentiras — ausência de diálogo.
— Falsas consultorias e perigo de fraudes.
— Fracasso em provas e entrevistas.
.
* Associada à runa da NECESSIDADE.
** Associada à runa do GADO na posição invertida.
*** Associada à runa da COLHEITA.
..
.
in Iniciação às Runas; Lima, Ligia Amaral – Nova Era – Rio de Janeiro, 1993
Ilustração: Guinigui

Nenhum comentário: