outubro 20, 2008

Primeiro ato



Cenário

Diante da casa de SIMBITA. Um caminho entre arbustos, alguns degraus, frente da casa com porta e duas janelas. Em cima escrito: "Lar de Simbita". Mais embaixo uma tabuleta dizendo: "É proibida a entrada de Mosquitos, Feiticeiras e Cobradores." No momento em que sobe o pano, a cena está vazia, a casa com as portas e janelas fechadas. Entra SACI. Na frente da casa existe um sino. O SACI vem muito alegre, cantando sua canção favorita. Carrega uma marmita.

SACI — Saci Pererê / Vai pegar você! / Saci Pererê / Vai pegar você!

(Detém-se diante da casa, puxa a cordinha tocando o sino. Abre-se uma janela bem devagar e o PIRATA DA PERNA DE PAU bota a cabeça de fora com muita cautela.)

PIRATA — Quem é?

SACI — Pensão!

PIRATA — Que é que tem na marmita?

SACI — Tutu de feijão com torresmos.

PIRATA — Opa! (Estende o braço para apanhar a marmita.) Pode entregar!

SACI — Primeiro tem que pagar.

PIRATA — Pago amanhã.

SACI — Tem que ser agora, senão eu volto.

PIRATA (Estendendo a cabeça um pouco e olhando para todos os lados com receio de ser visto.) — Olha aqui, Saci, se deixar comida aqui para mim durante cinco dias eu prometo dar a você um carneirinho que quando fica triste chora diamantes.

SACI — Não quero. Eu quero é fumo.


Quem escreveu a história de Simbita e o Dragão é a pioneira do teatro para crianças no Brasil. A jornalista e escritora Lucia Benedetti, autora desta divertida história sobre um marinheiro que enfrenta um dragão e um pirata, em meio a fadas, sacis e formigas, inaugurou com outra deliciosa história, a do Casaco encantado, 1948, a tradição do teatro infantil em nosso país.

Para quem começou a inventar o teatro para crianças, Lucia Benedetti nunca deixou de manter o encanto que vestiu sua primeira peça. Em Simbita e o Dragão, o marinheiro luta contra inimigos poderosos que se transformam em amigos e ganha o prêmio de viajar por caminhos inimagináveis num barco que cabe na mão. Pela magia da contadora de histórias, tudo vira encantamento.

Macksen Luiz


in Simbita e o Dragão; Benedetti, Lucia – Editora José Olympio – Rio de Janeiro, 2003

Nenhum comentário: