outubro 01, 2008

Surtos de Poder Evolucionários



Em seu despertar espiritual no pico da montanha, nosso personagem também sentiu um fluxo de energia subindo pela sua coluna vertebral. Esta energia intrínseca, disponível a todos nós, é chamada de Kundalini na tradição espiritual indiana. Representada pela imagem de uma serpente adormecida na base da coluna, ela é pura energia criativa e é considerada como nada menos do que a força motriz da evolução. Quando despertada, a energia ascende pela medula espinhal, ativando os centros de energia do corpo e liberando várias sensações emocionais e físicas.

Carl Jung, que estudou muitas formas de misticismo, acreditava que seriam necessários milhares de anos para que este despertar se tornasse lugar-comum no ocidente. No entanto, de acordo com o psiquiatra Stanislav Grof: "Acontecimentos futuros demonstraram que essa estimativa estava errada. Quer este fato seja atribuído à evolução acelerada, à popularidade e à rápida disseminação de várias formas de prática espiritual, à pressão das perigosas crises do meio ambiente ou ao efeito facilitador das drogas psicodélicas, está bastante claro que indícios inconfundíveis do despertar de Kundalini podem ser observados hoje em dia em milhares de ocidentais."

O casamento da harmonia oriental como fluxo universal (ser) e a habilidade ocidental de agir em função de novas informações (fazer) é um importante aspecto da tendência para a totalidade, tão fundamental para uma espiritualidade emergente. Juntos, a harmonia do pensamento e da ação nos leva em direção a novos níveis de evolução.


in A Profecia Celestina, Guia de Leitura; Redfield, James e Adrienne, Carol – Objetiva –Rio de Janeiro, 1995

Nenhum comentário: