fevereiro 19, 2007

A imagem em ação


Nós somos o que pensamos
Tudo que somos vem dos nossos pensamentos
Com os nossos pensamentos construímos o mundo
Tenha você pensamentos impuros
E os problemas te acompanharão tal qual
uma carroça acompanha uma parelha de bois
Nós somos o que pensamos
Tudo que somos vem dos nossos pensamentos
Tenha você pensamentos puros
E a felicidade o seguirá tal qual uma sombra Inabalável
.
BUDHA

.
No livro de Jeanne Achterberg, a Imaginação na Cura, ela relata a influência de fatores psicológicos e emocionais sobre o sistema imunológico que resumo a seguir.
.
A imaginação tem um imenso poder. No mundo inteiro administram-se aos pacientes placebos de vários tipos. Freqüentemente eles acarretam redução da dor, náusea, ansiedade e até mesmo de células tumorais. Longe de enganar inocentes, placebos e po-der de sugestão tendem a atuar mais sobre pessoas que precisame querem ficar boas.
.
A característica comum desses eventos – experiências mentais, maldições do vodu, visitas a santuários religiosos ou a médicos, e a reação aos placebos – é que todos servem para alteraras imagens ou a expectativa das pessoas sobre seu
estado de saúde. E agindo assim, as imagens causam uma profunda mudança fisiológica.
.
Como a natureza cria poucas vias de mão única, se podemos adoecer devido a uma conduta errônea e até mesmo morrer por causa de feitiços e mágoas do coração, então também devemos ser capazes de nos recuperar.
.
O corpo não tem segredos, nunca mente, os pensamentos passados ou presentes não passam sem deixar sua marca corporal. As imagens comunicam-se com tecidos e órgãos e até células para promover a mudança.
.
Os xamãs compreendem, em um sentido espiritual, o nexo entre corpo, mente e alma. O trabalho ritual do xamã tem efeito terapêutico direto sobre o paciente ao criar imagens vívidas e induzir estados alterados de consciência, que conduzem a autocura.
.
Na medida em que adquirimos mais conhecimento sobre esse magnífico sistema de defesa, tudo indica que as grandes doenças da humanidade poderiam ser controladas, caso se pudesse treinar o sistema imunológico para funcionar com eficácia.
.
.
O estresse exacerba o desenvolvimento do câncer nos seres humanos, desencadeia manifestações em pacientes com artrite reumatóide e faz com que asmáticos procurem o pronto-socorro em busca de oxigênio.
.
Felizmente, embora o sistema imunológico seja violentamente agredido por muitos tipos de comportamentos e pensamentos, sabemos que ele também pode ser favorecido e programado por atos conscientes. De acordo com novas pesquisas, imagens específicas, sentimentos positivos e sugestões, aprender como reagir a fatores estressantes de modo relaxado tem o poder de aumentar a capacidade do sistema imunológico, no sentido decombater a doença. Estudos mostram que o sistema imunológico está sobre controle direto do sistema nervoso central, particularmente as regiões do cérebro envolvidas na transmissão da imagem corporal.

.
Os caminhos do xamã são, em primeiro lugar e acima de tudo, espirituais. E é como técnicos do sagrado que reside o seu suces-so. A prática xamânica compreende a capacidade de conexão com animais guardiões, entrar e sair de um estado especial de consciência.
.
A cura para o xamã é uma questão espiritual. Ele considera adoença originária do mundo espiritual e dele adquire o seu significado. No xamanísmo, o problema básico não é o externo, mas a perda de poder pessoal que permitiu a invasão, seja de uma flecha, seja de um mau-espírito. O tratamento dá ênfase, em primeiro lugar, ao aumento de poder da pessoa doente e, em segundo lugar, opõe-se ao poder do agente que produziu adoença.
.
Saúde é estar em harmonia com a visão do mundo. Saúde é uma percepção intuitiva do Universo e de todos os seus habitantes como seres de uma mesma origem. Saúde é comunicar-se com animais, plantas, estrelas e minerais. E conhecer a morte e a vida, e não ver entre elas diferença alguma. Saúde é buscar todas as experiências e vivenciá-las, sentindo sua textura e seus múltiplos significados. Saúde é expandir-se para além do próprio estado de consciência para experimentar os sussurros e vibrações do Universo.
.
A tenda suor é um dos meios usados, no xamanismo, para induzir estados alterados de consciência. Uma sauna, sem o ritual, é apenas quente, mas com o ritual, ela pode induzir um efeito sistêmico que envolve uma rápida aceleração dos batimentos cardíacos, náusea, tontura, síncope (desmaio) etc. A reação fisiológica a um estímulo tão intenso é parcialmente função do aprendizado. Do ponto de vista físico, há um componente bioquímico – a febre reflete a ação natural às toxinas – relacionado com o sistema imunológico em ação. Além do mais, o suadouro pode atuar como esterilizador, eliminando bactérias, vírus e outros microrganismos que proliferam à temperatura do corpo, mais sensíveis ao calor. O crescimento de tumores também pode ser inibido quando a temperatura normal do corpo é significativamente elevada.

.
Tomar muita água, e em seguida fazer uma sauna, resulta emsensações de desintoxicação e desanuviamento da mente. O próprio calor pode ajudar a criar um estado de consciência e promove intensa concentração necessária à cura.

Construção da Tenda do Suor


É típico que os xamãs jejuem antes de realizar um trabalho difícil. O jejum pode incluir abstenção de comida, sal e até água. Outras privações incluem ficar sem dormir por várias noites, o que, aliás, pode ocorrer de qualquer modo no processo de um ritual prolongado.
.
O efeito placebo intervém devido à imaginação. O termo placebo é derivado do latim "agradarei". Cada pensamento é acompanhado por uma mudança eletroquímica. O alívio da dor é função da capacidade do placebo em aumentar a produção das substâncias químicas do corpo responsáveis pelo alívio – as endorfinas ou encefalinas. Assim como o xamã, em uma tribo primitiva, pode validar o seu cuspe num pedaço de algodão embebido em sangue no momento apropriado.
.
Thomas Edison disse certa vez: O médico do futuro não dará remédios, mas interessará os pacientes nos cuidados com o corpo humano, a nutrição, e nas causas e prevenções de doenças.
.
Toda a cura é mágica. Há um denominador comum entre o índio e o curador ocidental: a confiança, tanto do paciente quanto do curador. Ambos devem acreditar na magia, caso contrário ela não funcionará.
.
A produção de serotonina ou sua inibição têm sido associadas a estados de elevada atividade imaginária, como o sono com sonhos, a esquizofrenia e a reação à dietilamida do ácido lisérgico (LSD).
.
Sentimentos, pensamentos e imagens podem, na realidade, causar a liberação de substâncias químicas e, além disso, essas substâncias têm efeito realimentador de provocar estados sentimentais. Um equilíbrio químico é essencial à manuntenção da saúde, e este equilíbrio pode ser rompido ou restabelecido por qualquer comportamento, inclusive comer, beber, fazer exercícios, pensar.
.
As endorfinas são encontradas em alta concentração no sistema límbico, no tálamo e em todas as áreas que estão envolvidas na transmissão da dor. São também encontradas em áreas do cérebro que regulam a respiração, a atividade motora, o controle endócrino e o humor. Atribui-se às endorfinas um efetivo aumento na tolerância à dor, observado nos atos heróicos em batalhas, partos e traumas significativos, embora existam poucas evidências diretas.
.
No comportamento, a imagem, como variável, pode ser usada como instrumento para reestruturar o significado de uma situação, de modo que ela deixe de ter poder de criar sofrimento. Está implícita uma diminuição da ansiedade e de outras seqüelas emocionais negativas, e também uma atenuação de comportamentos que poderiam ser considerados respostas a situações provocadoras de ansiedade.
.
O curador popular é bem-sucedido devido sua habilidade em dar esperança, reforçar a auto-estima e ajudar o indivíduo desajustado a encontrar uma aceitação satisfatória da comunidade. A auto-estima do paciente é aumentada na medida em que a atividade nele se concentra. Quando o curador invoca as forças sobrenaturais, o paciente recebe uma confirmação ainda maior de que ele é digno de ser contemplado com aquele tipo de ajuda. Os rituais, os procedimentos divinatórios e as ações terapêuticas derivam, segundo ele, de uma visão de mundo mágico-religiosa. Eles apelam para os componentes emocionais irracionais da psique, trazem satisfação às nossas necessidades e produtos metafísicos da imaginação.
.
Quando as vidas são dramaticamente atingidas, afetam o processo vital. A própria doença pode ter se instalado após uma importante mudança de vida, o que fez que tudo perdesse o significado.
.
Há grandes evidências de que a imaginação flui melhor quando o sistema motor não está competindo ativamente pela atenção do cérebro e quando a pessoa está deitada de bruços.
.
As imagens transmitem mensagens compreendidas pelo sistema imunológico. Ligam os pensamentos conscientes aos glóbulos brancos, de modo que as combinações e cifras apropriadas se apressam a atuar de um modo que nem mesmo o imunologistamais bem informado poderia ordenar.
.
.
in O espírito animal; Artése, Léo – Roca – São Paulo, 2001

Nenhum comentário: