março 21, 2007

Biblioteca Dramática Popular



Personagens

COMENDADOR MATTOSO, 50 anos
LUIZ DE MATTOSO, 23
DR. JUVÊNCIO, 35
TOBIAS, 55
JOANNA, 45
MATHILDE (a órfã), 16
JULIÃO, 50
JOSÉ (criado), 30

PRIMEIRO ATO

(O teatro representa bosque, cozinha ao lado, residência de Tobias, ou pode ser substituído o cenário por uma sala pobre).

CENA I

TOBIAS e JOANNA
(Joanna só em cena ocupa-se em qualquer trabalho, até que entre Tobias)

TOBIAS (saindo do interior traz uma adaga na mão) — Repara bem, Mathilde tem alguma cousa que a incomoda.

JOANNA (parando de trabalhar) — Ora essa! Estás sempre a desconfiar da tristeza da pequena. Deixá-la! (levantando-se). O que te posso asseverar, é que não somos os causadores dos seus desgostos.

TOBIAS — Mas olha Joanna, considero que Mathilde, a menina de 16 anos que criamos como se fora nossa filha, não se havia ainda mostrado um dia pensativa ou triste. Agora, porém, o seu estado melancólico, aquelas lagrimas que lhe desbotam as faces; tudo isso me dilacera o coração.

JOANNA (com carinho) — Não te atormentes assim Tobias, Não sabes que aos 16 anos de idade, os corações feminis pululam cheios de ilusões? Como queres, pois que nossa filha não pense no porvir, a ponto de abstrair-se de tudo que a cerca?

TOBIAS —Tens razão. Sou um velho estonteado e estóico... um louco... o que me queiras chamar: mas idolatro Mathilde, como se nossa própria filha fosse.

JOANNA (atalhando) — Basta, meu amigo, confia na minha ternura e carinhos de mãe. Uma filha dócil e obediente nada deve recusar, quando seus pais imploram. Aguardaremos um momento favorável para interrogá-la, estou certa que nada ficará reservado naquele coração de anjo.

TOBIAS — Seria isso para mim a mais suprema das venturas. (Olhando para o interior) Ela aí vem, vou deixar-te em liberdade, esperando que a tua ternura vença os seus escrúpulos. (Sai pelo fundo ocultando-se entre as árvores).

JOANNA (acompanhando-o até ao fundo) — Vai tranqüilo, eu velarei por ela. (volta).


in A órfã de Goiás: Drama em 4 atos; Goulart, Napoleão – Ferreira Girão & Cia. Editores – São Paulo, sd

Um comentário:

Anônimo disse...

se uma das intenções era deixar com água na boca, bom, conseguiram...
bjos