março 28, 2007

Santificação da Festa



O homem, por lei natural, tem obrigação de dar a Deus o culto devido e, por lei divina, deve consagrar determinados dias ao culto divino, A Igreja, interpretando o preceito divino, especificou o modo de se santificar os Domingos e as outras festas de preceito.

a) Abster-se das obras servis (os trabalhos manuais próprios dos artífices e dos operários), que não são necessários para a vida e para o serviço de Deus e não justificados pela piedade ou por grave motivo.

b) Ouvir Missa inteira com devoção e atenção, exceto nos casos de impotência física, ou por graves motivos de caridade por grave incômodo ou enfermidade.

Convém ocupar os dias de festa para o bem da alma, fazendo alguma boa obra longe de toda dissipação e de todo vicio ou pecado e para descanso do corpo.

Não basta adorar a Deus interiormente no coração, mas devemos prestar-lhe o culto externo ordenado, porque a êle estamos sujeitos em todo o ser, alma e corpo, porque devemos dar o bom exemplo e porque do contrário perde-se o espírito religioso.


in Missal Romano Cotidiano: Latim-Português; Pia Sociedade de São Paulo – Paulinas – São Paulo, 1963

Nenhum comentário: