março 25, 2007

A primeira página interativa



...A tradição judaica sempre primou pelo desejo de dar atenção à mídia, ao meio do qual fazia uso para transmitir sua cultura e herança. A Tora foi transmitida na mais sofisticada mídia da época — a escrita. As Escrituras se utilizavam de letras impressas em pedra e papiro. O hardware, por mais rudimentar, foi explorado ao máximo através do conceito de um texto que diz o que diz e que também diz o que não diz. Inaugurava-se não apenas o texto, mas o comentário.
...Foi, no entanto, quase um milênio depois, com a compilação do Talmud, que a mídia para passagem da tradição ganharia uma fantástica inovação. O Talmud é uma obra monumental em tamanho e ousadia onde os rabinos registraram a tradição oral que não estava contida nas Escrituras Bíblicas. Ainda dispondo de hardwares muito semelhantes, o Talmud foi concebido como a primeira página interativa da história humana. Numa página (daf) se encontram janelas para comentaristas de várias gerações e séculos distintos (vide ilustração). Além das opiniões registradas nos tratados em si, os diversos comentários ao redor da página são diálogos entre indivíduos que viveram em épocas distintas, que jamais se encontrariam no mundo físico, mas que se encontram no mundo virtual que o Talmud estabelece. Não apenas isto, mas o rodapé e as margens (tools) de cada folha trazem um cruzamento de informações que torna possível identificar interfaces de um assunto tratado no Talmud com outras fontes do próprio texto talmúdico ou do texto bíblico.
...O Talmud representa um trabalho de design gráfico extremamente arrojado; que permite a abertura simultânea de várias telas (janelas) que se sobrepõem. A mídia aqui permite não apenas o comentário, mas o comentário do comentário. Assim sendo, possibilita acompanhar o próprio processo mental de decifrar e comentar. A euforia daquele que se conecta com o Talmud é semelhante a de quem usufrui hoje de páginas interativas que permitem acessar inúmeras janelas. Pode, portanto, acessar mentes do passado, de várias épocas diferentes, sem sair de sua página. Uma mente pode levá-lo a outra, um assunto a outro... A teia fantástica que se tece deve-se não apenas ao conteúdo do texto, mas à formatação original que deu uma nova dimensão ao próprio texto.
...A mídia é fundamental para a compreensão não especificamente do conteúdo de um texto ou informação, mas para que se compreenda em que contexto estes se expressam.

in Portais secretos: Acessos arcaicos à internet; Bonder, Nilton – Rocco – Rio de Janeiro, 1966

Um comentário:

lula eurico disse...

Essa é uma das coisas mais interessantes e instigantes que já li sobre o judaísmo.
Saio daqui com uma idéia na cabeça e página cheia de possibilidades nas mãos. rsrsrs

Grato.