março 21, 2007

Questões



...Só há uma maneira possível de ser homogêneo; há uma infinidade de maneiras de ser heterogêneo.
...Parece-me tão impossível que todos os seres da Natureza tenham sido produzidos com uma matéria perfeitamente homogênea, como o seria representá-los com uma só e mesma cor. Creio ainda entrever que a diversidade dos fenômenos não pode ser resultado de uma heterogeneidade qualquer. Chamarei, pois, "elementos" às diferentes matérias heterogêneas necessárias à produção geral dos fenômenos da Natureza, e chamarei "Natureza" ao resultado geral atual ou os resultados gerais sucessivos da combinação dos elementos.
...Os elementos devem ter diferenças essenciais, sem que tudo haja podido nascer da homogeneidade, posto que tudo poderia retornar a ela. Há, houve ou haverá uma combinação natural ou uma combinação artificial na qual um elemento é, foi ou será levado à sua maior divisão possível. A molécula de um elemento, neste estado de divisão última, é indivisibilidade, posto que estando uma divisão ulterior fora das leis da Natureza e da esfera da arte, não é mais que inteligível. Não sendo o mesmo o estado de divisão última possível na Natureza ou pela arte, segundo toda a aparência para matérias essencialmente heterogêneas, se conclui que há moléculas essencialmente diferentes em massa, e sempre absolutamente indivisíveis em si mesmas. Quantas matérias há essencialmente — heterogêneas ou elementares? Quais são as diferenças essenciais nas matérias que olhamos como absolutamente heterogêneas ou elementares?
...Até onde a divisão de uma matéria elementar pode levar-se, quer nas produções da arte, quer nas obras da Natureza?
...Ignoramo-lo.

in Obras filosóficas: Denis Diderot; Prefácio, tradução e notas do Prof. Nelson Fonseca Pires – Edições e Publicações Brasil Editora – São Paulo, 1952 – Ilustração: Rousseau, Henri; The Dream – 1910; Oil on canvas, 6' 8 1/2" x 9' 9 1/2"; The Museum of Modern Art, New York

Nenhum comentário: