março 11, 2007

O homem que traz a semente


.
.
.
.
.
.
.
...…El Mahdi prometeu uma demonstração.

Ele disse: "Eu lhes darei uma demonstração. Esperem!"

...Quando todos haviam se esquecido do incidente, El Mahdi mandou um homem deixar um saco de ouro no meio de uma ponte. Pediu a outro homem que trouxesse algum infeliz endividado a uma das extremidades da ponte, dizendo-lhe que a atravessasse.
...Abbassi e suas testemunhas ficaram do outro lado da ponte.
...Quando o homem chegou à outra extremidade, Abbassi perguntou-lhe: "O que viu no meio da ponte?"


...Um saco de ouro fora colocado lá. Não havia ninguém na ponte e o homem a cruzara – ele poderia ter visto o saco de ouro. Poderia tê-lo apanhado, não havia ninguém para reclamá-lo – mas ele nem sequer o vira.

..."O que viu no meio da ponte?", perguntou El Mahdi.
..."Nada ", respondeu o homem.
..."Como foi isso?'" perguntou o Mestre.
...O homem replicou: "Logo que eu comecei a cruzar a ponte, ocorreu-me a idéia de que poderia ser divertido fazer a travessia de olhos fechados. E assim fiz..."

...Tais tipos de pensamentos também ocorrem a você. E você também faz assim.
...Tenho visto muita gente chegar a um ponto onde algo seria imediatamente possível, mas justamente então algum pensamento ocorre a eles – às vezes tão absurdo que você não pode acreditar como este pensamento pôde ocorrer. E imediatamente mudam de direção, mudam de idéia e o fato que ia acontecer é suspenso.
...Sua mente é um fenômeno muito complexo. Continuamente projeta coisas. Este homem era pobre, endividado; este saco de ouro seria mais do que suficiente. Mas de repente – e ele havia cruzado esta ponte muitas, muitas vezes; nunca este pensamento lhe havia ocorrido antes – subitamente um pensamento surgiu na mente, que seria engraçado cruzar a ponte de olhos fechados. Você também pode ter andado pelo caminho de olhos fechados. Um dia, pela manhã, não há ninguém e o pensamento ocorre. Quando o pensamento ocorrer, olhe em volta! – algum saco de ouro pode estar esperando por você.
.
.
in Antes que você morra: Revelações sobre o Caminho Sufi; Rajneesh, Bhagwan Shree – Maha Lakshmi Editora – 1975

Nenhum comentário: