março 17, 2007

Ervas




.

.

.
.
.
.

.

Erva-de-Santa-Maria
Chenopodium ambrosioides L.

Também conhecida como erva-formigueira, erva-vomiqueira — No norte, a erva chama-se mentruz ou mastruço. Planta muito comum entre nós. Tem folhas alternas, algo sinuosas, e fortemente dentadas. Inflorescência em cachos alongados nas extremidades. Flores miúdas e esverdeadas. Os frutos são aquênios envoltos no cálice. Sementes numerosas, pequeninas e pretas. De cheiro forte e desagradável.

Indicações:
Indicada como de ação vermífuga de grande eficácia. Ainda indicamos para o combate à dança-de-são-guido e usada empíricamente contra a tuberculose (uma colher de sopa do sumo em jejum). Não se aconselha o seu uso às mulheres grávidas, dado o seu efeito abortivo.

Parte usada:
Folhas, sumidades floridas, sementes, por infusão. Dose: 10 gramas em 1 litro de água, 3 xícaras por dia.
.




.
.
.
.
.
.
.

Malagueta
C. frutescens L.

Conhecida também por quinjá-apuá, pimenta-camarim-verdadeira. Arbusto bem esgalhado, de 2 metros de altura. Folhas alternas, ovais, agudas. Flores brancas, esverdeadas. Fruto em forma de fuso, de até 3 cm de comprimento, vermelho quando maduro e muito ardido. Sementes achatadas.

Indicações:
Indicada através do seu suco (fruto), misturado com farinha, como enérgico sinapismo (cataplasma de efeito revulsivo) em casos de meningites e congestões cerebrais.


in O poder das ervas na Umbanda; Ribeiro, José – Eco – Rio de Janeiro, sd

Nenhum comentário: