março 01, 2007

Geobiologia


Aconteceu em São Paulo, nos dias 20 a 23 de setembro, o I Congresso Brasileiro de Geobiologia e Biologia da Construção, que tratou das questões relativas à construção saudável, sua interação com os seres que nele habitam e com o meio-ambiente. Define-se como geobiologia, a ciência que estuda a saúde e a vitalidade dos ambientes, além de sua relação com a salubridade dos seres vivos neles inseridos.

A Geobiologia, ou Medicina do Habitat, engloba várias artes milenares e muitos conhecimentos atuais concernentes à utilização harmônica de edificações e lugares. Bioarquitetura, Eletromagnetismo, Taoísmo e conceitos de como se ter uma vida mais saudável, reequilibrando e curando aquilo que se encontra em desarmonia, nos causando muitos dos problemas que na maioria das vezes poderiam ser facilmente identificados e evitados.

Se considerarmos nossa casa como a nossa 3ª pele (1ª = epiderme; 2ª = vestuário e 3ª = habitat), chegamos à conclusão da sua importância na preservação da saúde física, emocional e espiritual, por tratar-se do local de reforço de saúde e identidade pessoal. Com raciocínio semelhante, encaramos a casa como um elemento que precisa estar em harmonia com o meio-ambiente, em conexão com as energias do lugar. A utilização de materiais locais, a busca da redução de consumo de energia, da reciclagem dos resíduos, do aproveitamento dos fluxos cosmo-telúricos favoráveis e da sustentabilidade do empreendimento, resultam num habitat saudável e ecológico.

Vários países da Europa, notadamente a Alemanha, a França e a Espanha, aceitam a Geobiologia como uma ciência. Grande parte de suas teorias foram comprovadas cientificamente em experiências reproduzíveis em laboratório, sendo inclusive ensinadas em universidades e cursos de pós-graduação para arquitetos. Na América, porém, seu conhecimento é ainda precário e apenas começa a ser difundido de forma mais ordenada. No Brasil, principalmente nos estados das regiões sudeste-sul (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, dentre outros) e com raras presenças de profissionais dos demais estados (inclusive na Bahia), arquitetos e cientistas da área ambiental vêm se mobilizando para difundir estes conceitos, num empenho uníssono com a urgente demanda do planeta de recuperar seu equilíbrio energético, para garantir um nível satisfatório de qualidade de vida para os nossos descendentes. A idéia da Geobiologia está acessível a todos, pois tem como pontos de partida os insumos do local e a criatividade do ser humano, que podem viabilizar soluções econômicas e saudáveis, com a garantia da perfeita conexão terra-homem-céu.

Visitem o site
www.geoambiental.org.br e saibam mais sobre geobiologia e bioarquitetura.

Dora Brasil
monitora em Salvador, BA

Nenhum comentário: