março 07, 2007

Boas lambadas

...Mas êste Ensaio vai acabar menos amarguento. O Brasileiro é um povo esplendidamente musical. Nosso populario sonoro honra a nacionalidade. A transformação dele em música artistica não posso dizer que vai mal não, vai bem. Figuras fortes e moços que nem Luciano Gallet, Lourenço Fernandez e Vila-Lobos orgulhavam qualquer país. Dentre os nomes das gerações anteriores, varios são ilustres sem condescendencia. Carlos Gomes pode nos orgulhar alem dos pedidos da epoca e nós temos que fazer justiça a quem está como ele entre osmilhores melodistas universais do sec. XIX. Os mais novos aparecendo agora se mostram na maioria decididos a seguir a orientação brasileira dos tres mestres que me serviram de documentação neste livro. Dos nossos virtuoses, alguns notabilissimos, não honro êstes não: me interessam e glorifico principalmente aqueles uns que não sacrificadosao ramerrão da platea internacional, guardam memoria dos nossos compositores nos programas deles. A unica bereva da nossa música é o ensino, pessimamente orientado por toda a parte.

...É possivel se concluir que neste Ensaio eu remoí lugares-comuns. Faz tempo que não me preocupo em ser novo. Todos os meus trabalhos jamais não foram vistos com visão exata porquê toda a gente se esforça em ver em mim um artista. Não sou. A minha obra desde "Paulicea Desvairada" é uma obra interessada, uma obra de ação. Certos problemas que discuto aqui me foram sugeridos por artistas que debatiam-se neles. Outros mais faceis entram pra que meu trabalho possa remediar um bocado a invalidez dos que principiam. E si o escrito não tiver valor nenhum sempre o livro se valorisa pelos documentos musicais que seguirão agora.



.
I.
– Sambelelê está doente,
Está com a cabeça quebrada,
– Sambelelê precisava
É dumas boas lambadas

(refrão)
Pisa, pisa, pisa mulata
Pisa na barra da saia mulata!

II.
– Ôh, mulata bonita,
Como é que se namora?
– Põe-se o lencinho no bolso,
Com as pontinhas de fora.
.
III.
– Ôh, mulata bonita,
Onde é que voce mora?
– Moro na praia Formosa,
E daqui vou-me embora!

.
in Ensaio sôbre a música brasileira; Andrade, Mário de – Martins – São Paulo, 1962

Nenhum comentário: